sábado, 9 de abril de 2011

Influência de fatores emocionais no câncer




Um grupo de pesquisadores vai avaliar pacientes com câncer para identificar e intervir nos fatores psicológicos, sociais e emocionais que contribuem para o aparecimento do câncer. A iniciativa é coordenada pelo Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitário (Paddac), desenvolvido pela Universidade de Guarulhos (UnG).
De acordo com o coordenador do projeto, o psicólogo José Cândido Cheque, a reincidência e a evolução do câncer também serão estudadas.
- Buscamos identificar fatores de estresse presentes e vividos entre seis e 18 meses antes da confirmação do diagnóstico.
Cheque explica que, por meio de dinâmicas de grupo, os pesquisadores tentam descobrir como era a vida dos pacientes antes da descoberta do câncer, para identificar o que pode ter colaborado para o surgimento da doença. O serviço envolve profissionais e alunos das áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física e enfermagem.
Os interessados em se inscrever podem ligar para o telefone 0800-158822 ou enviar um e-mail com nome completo e telefone de contato para o endereço paddac@ung.br. O atendimento é gratuito e acontece em Guarulhos, na Grande São Paulo.Cloaking

Fonte: R7

http://www.brunapsicologa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário