sexta-feira, 20 de maio de 2011

Trabalho!!!!!!




Núcleo de Apoio a Crianças e Adultos com Câncer!!!

PSICÓLOGOS: Beatriz Guedes de Castro
Maria Izabel Ceuanes
Wladimir Baptista

quarta-feira, 18 de maio de 2011

18 de Maio.. Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes





O Brasil, há 11 anos, considera o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um símbolo da luta contra este tipo de violência.

A data foi escolhida por conta de um crime ocorrido em 18 de maio de 1973, quando Aracelli Cabrera, de nove anos, foi brutalmente molestada e assassinada em Vitória-ES.

A data, criada pela Lei 9970/2000, tem o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos.

Apesar de o Brasil ter promulgado, há 21 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o país ainda tem um longo caminho de lutas para percorrer, como sustenta a conselheira do CFP Sandra Amorim “O enfrentamento à violência sexual requer, portanto, o compromisso e responsabilidade social de todos a fim de se criar um novo olhar e uma nova forma de relações entre adultos e crianças e adolescentes”


FONTE: http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/noticias/noticia_110510_002.html

terça-feira, 17 de maio de 2011

Visualização



Revista: Estilo Natural (Ano 5 – n° 44 – Maio 2007)


É possível afastar doenças, reencontrar o equilíbrio e combater problemas emocionais, com tristeza e depressão com a força do pensamento. Saiba como as mentalizações positivas podem ser grandes aliadas da saúde


A única coisa que ele conseguia fazer com os próprios instintos era piscar os olhos. A comunicação com as outras pessoas era feita dessa forma. Deitado no leito de um hospital, com a ajuda de um aparelho para respirar, sem conseguir comer nem falar. “O fato de estar vivo já é um milagre”, diziam os especialista. E isso podia mesmo impressionar, depois de duas vértebras quebradas, parte da coluna prensada, laringe e sistema nervoso lesionados. Essa era a situação do americano Morris Goodman, na década de 80, após um desastre de avião. Mas apesar de tudo, ainda tinha forças e esperanças para dizer “eu vou sair deste hospital andando”. Médicos e enfermeiros olhavam para ele com ar de pena, piedade e tristeza. Mas Goodman não dizia aquilo para mostrar que estava forte. Esse era seu verdadeiro objetivo e ele faria de tudo para alcançá-lo.
“Eu tinha de acreditar nisso com toda a força da minha alma”, conta. A partir daí, o americano usou o tempo em que permanecia deitado e imóvel para trabalhar a mente. Imaginava-se andando como um homem normal e sentia essas imagens como se fossem reais.
Para Goodmam, os pensamentos controlavam a nossa vida. Enquanto praticava esses exercícios, as situações que via se materializam, uma a uma. Ele passou a respirar sozinho, voltou a falar e, depois de nove meses no hospital, saiu dali com as próprias pernas, do jeito como havia planejado.
Ficou impressionado com a história? Ela é real e está registrada no documentário intitulado O homem milagre, produzido pela Siamar e, geralmente, utilizado em treinamentos de empresas. A intenção é mostrar que muitas vezes a solução de problemas depende só da gente. O personagem do filme se utilizou da força e do poder da mente, por meio de imagens, para mudar o rumo da sua vida, ou seja, fez uso da chamada visualização criativa. Segundo Wagner Gabriel, biomédico e membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar, nosso corpo tem uma capacidade de autocura que desconhecemos. “A cura está condicionada ao nosso estado emocional. Se a mente trabalhar nessa direção, o organismo vai obedecer”, diz.

Visualização criativa

Diariamente, sem perceber, você cria diversas situações em sua mente: recorda daquela briga que teve com o namorado, de um lugar que visitou, de uma conversa importante que mexeu com seus sentimentos. Os pensamentos vão longe, tanto para o bem quanto para o mal. Isso porque quando se pensa, imediatamente já se visualiza, uma vez que a lembrança evoca uma espécie de vivência mental. A diferença é que na visualização criativa as emoções e os pensamentos são direcionados. Assim, em vez de ficar recordando a todo momento de quando sua amiga lhe tratou ma, que tal visualizar algo mais positivo? Segundo o especialista nesse tipo de treinamento, Antonio Azevedo, a visualização é uma criação consciente e intencional de impressões sensoriais, com o objetivo de transformar os pensamentos, expectativas e crenças. Para ele, não há necessidade de se prender a imagens nítidas e fiéis à realidade. O fundamental é se envolver com lembranças e senti-las. “Elas podem vir em forma de sons, sabores, aromas, sensações de calor, frio e textura. Quanto mais sentidos forem utilizados para a visualização, melhor será o resultado”, esclarece.

Gatilhos emocionais

As emoções estão concentradas em diversas áreas do cérebro. Quando se está deprimido ou contente, o cérebro capta essa emoção e transmite ao sistema límbico, responsável pelo controle hormonal. Dessa forma, qualquer sentimento é capaz de alterar a bioquímica corporal e, se a sensação durar muito tempo, novas substâncias serão criadas automaticamente. Assim, a repetição desses quadros deixará o organismo acostumado, fazendo com que novas células já nasçam adaptadas a esse contexto. “O ser humano é viciado em emoções, literalmente. As pessoas que usam drogas não se viciam nos componentes, e sim nas sensações que eles geram”, diz Gabriel. De acordo com o biomédico, a visualização é uma ferramenta para produzir emoções. “Essa é uma lei que já funciona, tanto para pensamentos negativos quanto para positivos. A felicidade, a paz, o amor, o sucesso e a saúde estão ao alcance de todos”, declara.

Universo particular

Não é de hoje que o homem estuda a utilização de imagens para guiar a sua vida. Um exemplo de adepto dessa teoria é o filósofo grego Socrátes, que falava na técnica do DCD (duvidar, criticar e determinar). Para Carlos Aníbal, neurolingüística e fundador do Instituto Luz, os princípios da visualização, que é um recurso da PNL (Programação Neurolingüística), se assemelham bastante à técnica de Sócrates.
“Duvidar das crenças enraizadas desde a infância, criticar o modo de pensar e determinar uma nova maneira de enxergar o mundo. Com essas três vertentes, pode-se mudar um conteúdo mental”, afirma.
No livro Visualize a sua cura-exercícios de visualização inspirados nos salmos (ed. Pensamento), a psicoterapeuta Anita Moraes faz referência ao psicólogo suíço Carl Gustav Jung. “Ele valoriza as imagens e encara os símbolos como máquinas transformadoras de energia. O hipnoterapeuta norte-americano E.L. Rossi acredita que Jung foi um dos pioneiros nos exercícios de imaginação ativa”.

Budismo

Lembre-se da figura de um monge budista em meditação. Semblante calmo e sereno, com um leve sorriso no rosto. Se for um adepto da linha tibetana, o exercício também será feito com imagens, a fim de realizar o que podemos chamar de visualização meditativa. Símbolos como mandala, divindades, raios de luzes, cores, sílabas, canais e gotas são os mais empregados por esses monges para atingir estados mentais de natureza pura e totalmente livre da negatividade.
“Para o tibetano, todos os seres humanos possuem uma qualidade divina e é por meio da visualização que esse aspecto pode ser ativado”, assegura Bel Cesar, psicóloga clínica e estudiosa desse tipo de técnica praticada pelo do budismo.
Num primeiro momento, a prática vai ajudar o indivíduo a purificar seu corpo e mente. Depois de alcançar um nível de amadurecimento espiritual, é possível se conhecer por completo. Bel explica que a visualização estudada pelos terapeutas e budistas tem o mesmo objetivo de cura e autoconhecimento.

O segredo
>Os assuntos ligados ao poder da mente ultrapassam o campo da ciência e da filosofia e chegaram aos cinemas. No fim de março, foi lançado no Brasil o filme O Segredo (The Secret, EUA,2006. Dir. Drew Heriot). O longa-metragem tem como base a lei da atração, em que semelhante atrai semelhante. Nele, diversos estudiosos defendem a mentalização como forma de os pensamentos se tornarem realidade.
Para eles, é desejável criar um quadro da visão, que é uma espécie de tela com diversas imagens daquilo que se deseja. Esse cenário deve ser mentalizado todos os dias, para que a mente trabalhe ativa e atinja o objetivo.
Da mesma maneira, saúde e estresse são vistos como conseqüências do que o homem pensa. “As doenças não sobreviverão num corpo emocionalmente saudável”. O americano Morris Goodmam colabora com sua experiência. “Para as pessoas que estão assistindo a esse filme, se eu pudesse resumir a minha vida e falar do que elas são capazes da fazer, eu diria: o homem se torna aquilo que ele pensa”.
Relaxe e concentre-se
Relaxar. Essa é uma ferramenta importante para obter bons resultados na visualização. Se você estiver com a mente acelerada e o corpo tenso, pode não conseguir direcionar os pensamentos ou se concentrar em alguma imagem.
De acordo com Shakti Gawain, autora do livro Visualização criativa – consiga o que você quer na vida usando o poder da imaginação (ed. Pensamento), quando relaxamos, entramos no nível alfa, em que as ondas cerebrais ficam mais lentas. Esse estado de consciência é bastante saudável e eficaz para a prática da visualização. “Com o relaxamento, as alterações na vida acontecem de forma natural, sem preocupação ou manipulação dos fatos”, afirma Gawain.
Vamos fazer um teste? Respire de maneira lenta e profunda. Relaxe todos os músculos do corpo, um de cada vez, e conte de 10 até 1.Repita esse exercício diversas vezes ao dia. Se perceber que tem dificuldade para relaxar, aulas de ioga, meditação e técnicas anti-estresse podem auxiliar.
Pratique, agora
Agora que você já sabe o que é visualização e conhece seus benefícios, que tal aprender alguns exercícios para poder praticá-la? Selecionamos três técnicas do livro Visualize a sua cura – exercícios de visualização inspirados nos salmos.
Objetivo: dissipar o estado de tristeza e os períodos de melancolia
Feche os olhos. Respire fundo e mergulhe mentalmente em um lago transparente como cristal. Conforme afunda, visualize todas as pequenas e grandes tristezas saindo de seu corpo como pequenos pontos ou migalhas escuras. Veja como os pontos se dissipam, destruídos pelo contato com a água. Passeie pelo fundo do lago, absorvendo as suas maravilhas. Ao chegar ao centro, no fundo, tome em suas mãos um minúsculo e brilhante coral, incrustado em uma pedra. Sinta–se possuído por um estado de alegria com nunca esteve antes. Acaricie o coral e tire dele todo seu poder de transmitir alegria e felicidade. Recoloque-o no lugar e volte à superfície. Transmita a quem precisar a informação de como chegar ao coral e, a cada vez que você pode voltar ao fundo do lago sempre que desejar. Abra os olhos.
Objetivo: obter a saúde, rejuvenescer
Feche os olhos. Respire três vezes, lentamente. Você está à beira de um lago, de águas que não pode beber. Tome um bastão longo, curvo e afilado numa das pontas e escolha um ponto onde parar. Sente-se ali, de cócoras, e comece a cavoucar o chão daquele ponto com o bastão. Faça isso sem pressa, sem expectativa, mas com certeza: apenas confie que algo acontecerá. Após um tempo, veja brotar ali uma mina de água potável. Tome-a até se sentir plenamente saciado. À medida em que você bebe, vá sentindo as células do seu corpo se renovando e todo o seu organismo adquirindo vida e energia. Caminhe por ali completamente revigorado, sabendo que descobrirá outras fontes, sempre que quiser, e que lhe servirão todos os dias. Abra os olhos.
Objetivo: vistoriar o corpo em geral, restaurar partes doentes ou não-desenvolvidas
Feche os olhos. Respire profundamente. Imagine-se com poder de olhar tudo o que passa dentro do seu corpo. Viaje pelos pés, pernas, tronco, braços, peito e pescoço. Localize onde sente que algo não está funcionando bem. Olhe, com nitidez, todos os sistemas – passando pelo sistema nervoso, por todos os ossos, pelos músculos.
Observe as glândulas do sistema endócrino secretando os hormônios de que você precisa. Veja o sistema que lhe proporciona a digestão dos alimentos e seu próprio sistema reprodutor, que fez de você um homem ou uma mulher. Cada um deve estar funcionando perfeitamente e continuar operando maravilhas fantástica que é corpo humano. Verifique o que necessita de cuidados. Examine o sistema linfático e termine a vistoria pelo sistema urinário, onde você vai olhar principalmente o desempenho dos rins.
Ao passar por um ponto que está em mau funcionamento, ajuste-o, usando sempre o sopro mágico. Sopre suavemente o local afetado e visualize essa área se regenerando. Em seguida, aplique um líquido cristalino que forma uma camada protetora e imunizadora. Passeie por dentro de todo o seu corpo. Distribua o sopro mágico e o líquido cristalino até sentir que as partes acometidas estão sendo curadas e que passam a funcionar de maneira perfeita. Permaneça um tempo examinando tudo. Abra os olhos.


Para saber mais:
* Visualização criativa – consiga o que você quer na vida usando o poder de imaginação, Shakti Gawain, ed. Pensamento.
* Visualize a sua cura – exercícios de visualização inspirados nos salmos, Anita Moraes, ed. Pensamento.
* Imaginação ativa – a arte de curar-se através do poder da mente, Serge King, ed. Pensamento.