sábado, 10 de setembro de 2011

câncer colorretal




Para o paciente com câncer colorretal,acaba absorvendo várias questões com impacto no funcionamento de sua vida. Questões essas influenciadas desde diagnóstico do câncer e por questões psicológicas relacionadas às funções digestivas, trazendo sentimentos delicados como medos e ansiedades perante a nova e traumática experiência.

o paciente que necessitar da cirurgia para o uso de uma ostomia temporária ou definitiva, quase sempre pode ter sensações e pensamentos negativos diante desta situação delicada, sentindo-se assim fragilizado, implicando assim em uma perda de estrutura do corpo, podendo causar sofrimento físico e psíquico constando numa necessidade de um suporte clínico de componentes da equipe de saúde especializada e humanizada. Desse modo, o cuidado no acompanhamento do câncer colorretal é importante para assegurar o suporte emocional, promovendo qualidade de vida da pessoa. Pensa-se em qualidade de vida, pois pacientes que se submeteram à ostomização podem sofrer para reassumir a própria autoimagem, comprometendo assim a autoestima, o que traz, muitas vezes, complicações nas funções do dia-a-dia, entre elas a sexual. A bolsa de colostomia passa a fazer parte constante de suas vidas e pode ser uma fonte de sentimentos negativos. A alteração em relação à imagem corporal, decorrente da cicatrização ou pelo fato do reservatório ficar visível, pode gerar desconfortos e inseguranças de uma forma global.

Sentimentos de baixa estima e inferioridade só corroboram com os sintomas físicos para interferência negativa na qualidade de vida. Trabalhando para a reconstrução da autoestima e auto imagem melhorada o paciente pode conduzir-se a sentimentos de autoconfiança, valor, força, capacidade e suficiência. O paciente pode ficar vulnerável a problemas psicossociais, ansiedade e depressão, por exemplo, e o indicado para se adaptar melhor à cirurgia é que a pessoa tenha uma poderosa rede de apoio. Amigos, familiares, profissionais especializados e atendimentos psicológicos ou participação em grupos de apoio, sempre de forma compreensiva, promovendo o autocuidado, o manejo com essa nova situação e a aceitação de sua imagem corporal, podendo buscar novos significados para sua vida, retomar sentimentos agradáveis e trilhar um novo caminho, conseguindo superar os obstáculos.

http://www.clinionco.com.br/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Poesia..




Com carinho aos pacientes oncológicos em especial aos pacientes do NACAC ( Núcleo de Amparo a crianças e adultos com câncer)


Doenças

Muitas doenças que as pessoas têm são poemas presos
abscessos tumores nódulos pedras são palavras
calcificadas
poemas sem vazão
mesmo cravos pretos espinhas cabelo encravado
prisão de ventre poderia um dia ter sido poema
pessoas às vezes adoecem de gostar de palavra presa
palavra boa é palavra líquida
escorrendo em estado de lágrima
lágrima é dor derretida
dor endurecida é tumor
lágrima é alegria derretida
alegria endurecida é tumor
lágrima é raiva derretida
raiva endurecida é tumor
lágrima é pessoa derretida
pessoa endurecida é tumor
tempo endurecido é tumor
tempo derretido é poema
palavra suor é melhor do que palavra cravo
que é melhor do que palavra catarro
que é melhor do que palavra bílis
que é melhor do que palavra ferida
que é melhor do que palavra nódulo
que nem chega perto da palavra tumores internos
palavra lágrima é melhor
palavra é melhor
é melhor poema

Viviane Mose

(Psicóloga, Psicanalista, Poetisa, Mestre e Doutora em Filosofia)