sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia Mundial de Combate ao Câncer




Tonon et al. (2007) menciona em contexto atual, onde câncer configura-se um dos
principais problemas de saúde pública mundial. É uma doença crônico-degenerativa que
afeta várias dimensões da vida humana e causa importante impacto econômico na sociedade, necessitando de tratamento especializado prolongado e oneroso. Além disso, é responsável pela redução do potencial de trabalho humano e perda de muitas vidas. No entanto, as evidências em torno do câncer, onde suas causas internas e externas permeiam numa existência de um fator genético importante no qual o indivíduo torna-se suscetível à doença e outros fatores (agentes cancerígenos) acabam contribuindo para o desencadeamento da doença.

A palavra câncer é utilizada para descrever um grupo de doenças que se caracterizam pela anormalidade das células e pela sua divisão excessiva, no entanto vem a existir uma grande variedade dos tipos de câncer provavelmente com uma etiologia multifatorial, onde para que a doença se manifeste, parece ser necessária uma operação conjunta de vários fatores como: predisposição genética, exposição a fatores ambientais de risco, determinados vírus, algumas substancias alimentícias, entre outros (DE CARVALHO; MAGUI, GIMENES, 2000, p.47).

Nesta sexta-feira, 08 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data é mais um chamativo para que as pessoas se conscientizem para a prevenção da doença, como mudanças nos hábitos de vida.

O governo brasileiro deve apresentar, em setembro, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda estratégica de ações para reduzir o número de casos e o impacto do câncer e outras doenças crônicas no sistema público de saúde. O tema foi incluído na pauta do evento por decisão das Nações Unidas. "Essa é uma grande oportunidade para o setor da saúde incluir a questão das doenças crônicas não transmissíveis no centro da pauta de discussão de governantes. Podemos construir uma agenda mundial de médio e longo prazo, como aconteceu com o tema das mudanças climáticas", afirmou Padilha.

FONTES: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/inca-pais-tera-500-mil-novos-casos-de-cancer-este-ano.html


GIMENES, M. G.; MAGUI, M. M. J. C., CARVALHO, J. V. A. Um Pouco da História da Psico-Oncologia no Brasil. In: CAMON, V. A. A. (org.) Psicologia da Saúde: Um novo significado para prática clínica. São Paulo: Pioneira, 2002, p.47-71.

TONON, LM; SECOLI SR; CAPONERO, R. Câncer Colorretal: uma revisão da abordagem terapêutica com bevacizumabe. Revista Brasileira de Cancerologia 2007; 53(2): 173-182

Nenhum comentário:

Postar um comentário