sábado, 8 de agosto de 2009

A atuação do Psicólogo Hospitalar



Dentro do hospital o Psicólogo Hospitalar utiliza a Psicoterapia Breve e Focal. O psicólogo vai atuar no foco do problema atual, naquilo que está trazendo angústia e sofrimento, no que o paciente traz no momento para você, pois a nossa função dentro do hospital não é a de fazer terapia e sim de amenizar o sofrimento, direcionando sempre na relação paciente-família-equipe.

A abordagem utilizada deve ser aquela com a qual você se identifica, não há tempo para terapia. É realizada uma intervenção psicólogica, um suporte dado a quem está precisando, normalmente solicitado pela equipe ou família,tendo sempre sensibilidade, se colocando no lugar da pessoa, lembrando sempre que o contexto hospitalar muitas vezes despersonifica a pessoa.

Para este assunto abordado nesta postagem recomendo os livros "E a Psicologia entrou no hospital" e "Psicologia Hospitalar: Teoria e Prática".

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

E a Psicologia entrou no hospital...


Psicologia da Saúde - conjunto das contribuições educacionais, científicas e práticas específicas do campo da Psicologia, para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento das doenças e disfunções relacionadas” (Matarazzo, 1980).

"Saúde - estado de completo bem-estar físico, psíquico e social e não meramente ausência de doença." (OMS)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
Questiona-se este conceito, considerando primeiramente um conceito ultrapassado por visar uma perfeição inatingível, tratando de uma definição irreal porque menciona ao perfeito bem estar. A OMS qualificou a saúde nos anos 2000 como difícil de ser alcançada devido as condições de trabalho, condições ambientais, guerras, dívida externa e pobreza.
A organização mundial da saúde tem como responsabilidade:

• Dar assistência aos governos quando requisitada, para fortalecer serviços de saúde;

• Estabelecer e manter serviços técnicos e administrativos que venham a ser solicitados, o que inclui serviços epidemiológicos e estatísticos;

• Providenciar informação, consultoria e assistência no campo da saúde;

• Propor convenções internacionais e encontros sobre assuntos de saúde, promover e conduzir pesquisas na área da saúde, dentre outros.
em saúde.

A OMS foi fundada em 7 de abril de 1948. Segundo sua constituição, a mesma tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos.