domingo, 20 de março de 2011

ARTETERAPIA




Uma das formas de trabalho num processo terapeutico que vem chamando a minha atenção com finalidade de conexão entre o mundo interno e externo do paciente é a ARTETERAPIA.

Estou publicando aqui no blog parte da monografia de especialização do psicólogo Mauro Lana que me enviou seu trabalho para meus estudos.

Arteterapia na Sala de Espera:
Uma experiência no Ambulatório de Oncologia



Resumo

O trabalho a seguir apresenta uma forma diferenciada de efetivar um atendimento psicológico com pacientes e acompanhantes de um ambulatório de oncologia. Realizar arteterapia na sala de espera com a utilização de materiais plásticos expressivos proporcionaram uma nova
maneira de explorar conteúdos que a princípio podem parecer inacessíveis, mas que após a realização das atividades, o reconhecer na obra, proporcionam o desvelamento do ser dos participantes. Acredito que este recurso em um atendimento psicoterápico, sala de espera juntamente com a arteterapia, proporcionará ao participante uma melhora no seu quadro clínico, psicológico e existencial, como também possibilitando um grande viés de possibilidades de atuação do Psicólogo no hospital.

Grupo de Sala de Espera

Na literatura cientifica o termo grupo de sala de espera é encontrado com alguma variação de significados. Trata-se de uma intervenção psicoterapêutica de suporte, segundo a classificação proposta por Campos (1992). Os grupos de sala de espera configuram uma possibilidade para a atuação dentre as práticas grupais em psicologia, constituindo uma forma de encontro entre os profissionais da saúde, os pacientes e seus familiares em diversos contextos.

No grupo, vínculos positivos e transformadores são constituídos, construindo-se um espaço de sustentação e continência e criando-se possibilidades para reflexões e mudanças
(VERISSIMO, 2005 citado por DOMINGUES, 1992). Assim, em um clima de integração e interação entre os usuários, vivências podem ser compartilhadas, sentimentos e pensamentos expressos e dúvidas trabalhadas.
O acompanhamento em sala de espera se caracterizar como uma forma
produtiva de ocupar um espaço e tempo ocioso na instituição, os grupos de sala de espera comportam pouca estruturação por ser um grupo heterogêneo e devido à rotatividade dosintegrantes. Há um aproveitamento do grupo que espontaneamente está formado no local.
Sendo aberto e flutuante, havendo várias configurações durante as sessões (VERISSIMO,2005).

Arteterapia

A arte é uma forma de comunicação, expressão e de linguagem simbólica do ser humano, sendo produto da intuição e da observação, da emoção e do conhecimento, da técnica e do talento como também da criatividade. A utilização das modalidades artísticas dentro de um processo psicoterápico enriquece a possibilidade de um conhecimento profundo,proporcionando um processo de introspecção e apropriação do seu “eu”, como também uma
maior compreensão da pessoa a ser auxiliada, facilitando o arteterapeuta a conduzir a sessão
(ANDRADE, 2000).
Com uma função simbólica, criando “substitutos da vida”, nunca sendo descrição doreal, a arte permite ao homem expressar e perceber os significados atribuídos à sua vida,manifestando uma relação profunda do homem com o mundo, ao mesmo tempo em que revela a possibilidade de se apoderar das experiências alheias (ANDRADE, 2000).


Continuação.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário