terça-feira, 22 de março de 2011

ARTETERAPIA NO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA





A Arteterapia utiliza prioritariamente os recursos das artes plásticas, podendo, no entanto, também utilizar-se de outras expressões tais como: som, movimento, dança,expressão corporal, dramatização e escrita.

Linguagem

Falar significa a ativação dos órgãos da fonação e do ouvir. Quando falamos, para transmitir os sentimentos humanos, utilizamos a expressão audível acionando tanto os órgãos vocálicos quando auditivos.
O termo linguagem a que desejo me referir não é o usualmente empregado da forma mais banalizada, abrangente e popular. Não se refere somente à fala fonada ou a limitá-la a certos tipos de expressões. Trata-se de uma reflexão ontológica que Martin Heidegger (1927)faz desde a obra Ser e Tempo até suas obras mais tardias.
A fim de possibilitar ao leitor a compreensão da relação que se busca estabelecer nesta pesquisa, apresenta-se um parecer que, embora de forma sintética, visa fornecer elementos para o acompanhamento das discussões que se seguirão.
Citando duas vertentes na qual podemos chamar de linguagem imprópria ou da
linguagem impropriamente concebida e outra como uma concepção ontológica ou apropriada da linguagem.
Segundo Duarte (2005) a linguagem imprópria e impropriamente concebida é a
linguagem ôntica, entende-se que esta esteja a disposição para ser usada por qualquer pessoa.


Atendimentos (Sessões)

As informações passadas aos pacientes e acompanhantes ou quem estivesse presente na sala de espera era de que seriam disponibilizados materiais artísticos como canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, folhas sulfite e etc, para que eles pudessem se desejassem fazer alguma produção livre, então posteriormente se desejassem poderiam falar com o Psicólogo presente sobre o foi realizado.
Em algumas sessões não tivemos produções com a utilização de recursos plásticos disponibilizados como, por exemplo, a segunda sessão que um Senhor Já com a idade avançada e muito debilitado devido à doença e a agressividade do tratamento resolve solicitar uma folha de papel em branco e me pergunta se poderia rasgar. Ao permitir, inicia-se um processo de dobraduras que não imaginava aonde chegaria. Após alguns minutos, com um
pouco de dificuldade de manter a coordenação motora sua produção está pronta. Mostrou-me um pássaro que movimenta suas asas quando puxado pela parte traseira (Morato, 1999).

Desenvolver um trabalho em sala de espera nos solicita a um chamado que
eventualmente não estamos acostumados a lidar. Este chamado nos remete a uma flexibilidade de atuação muito diferente da que encontramos “protegidos” em atendimentos psicológicos nos modelos tradicionais de um consultório.
Proporcionar um ambiente acolhedor é deixar uma abertura para que o paciente ou acompanhante possa chegar até o Arteterapeuta e questionar sobre o que tiver vontade. Sentir se livre para utilizar os materiais disponibilizados e de transitar entre as pessoas com suas falas e produções.



Continuação.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário