quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Psicologia da Saúde



A Psicologia da Saúde busca uma visão mais macro da Saúde (com questões relacionadas à saúde pública, epidemiologia e política), a Psicologia Hospitalar enfatiza a atuação do psicólogo dentro do Hospital.

Na rede pública de saúde, o Psicólogo da Saúde, no contexto hospitalar, depara-se com desafios para suas intervenções. As ações do psicólogo em hospitais devem ser pautadas no trabalho interdisciplinar com a equipe de saúde, no qual, diversos fatores tornam-se fundamentais para contribuição significativa junto aos pacientes, ou seja, a variedade de ambientes presentes em um hospital, como ambulatório, emergência ou pronto-socorro, enfermaria e UTI’s, de forma a possibilitar e/ou limitar suas funções.

O psicólogo em ambulatórios precisa considerar o pouco tempo de permanência, avaliando as queixas trazidas pelos pacientes, procurando saber se são decorrentes de aspectos orgânicos ou emocionais para encaminhar este paciente quando necessário.

O psicólogo em um ambiente de internação ou enfermaria pode acompanhar de maneira mais presente os paciente e seus familiares, bem como o curso da doença e os aspectos emocionais envolvidos, podendo assim encontrar desafios em sua tarefa, como interrupções constantes de profissionais e outros pacientes.

O psicólogo em emergências exige uma intervenção focada e rápida, considerando a necessidade de urgência de atendimento ao paciente, em muitos casos com iminência de morte.

O acolhimento e suporte psicológico nesses ambientes, exigem mais que uma postura ética do profissional, exige uma postura criativa frente às demandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário