segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mulhres com Câncer de Mama e Transtornos Mentais




Para a mulher diante do diagnóstico como o de câncer de mama, os sentimentos como: angústia, estresse e tristeza podem ser considerados reações normais frente á crise que se enfrenta diante o primeiro momento da revelação do diagnóstico.

Esses sentimentos, permeados diante um dos medos mais temidos pelo ser humano como a morte, acarretando a interrupção dos planos feitos para o futuro, abrangendo ainda mudanças em torno do seu contexto biopsicossocial, estilos de vida, e questões financeiras.

Em decorrência a tantas situações de desgaste a nível psicológico, devemos considerar que nem todos os pacientes sofrem de depressão.

Almeida (2011) menciona a capacidade de elaborar o adoecer, que depende do nível de ajustamento emocional de cada paciente, do momento que está passando em sua vida com planejamentos futuros, presença da rede de amigos e familiares, da doença em si, assim incluindo seus sintomas e presença ou não de dor, do sítio do câncer do tratamento referido e o prognóstico.

Para tanto, a sobrecarga emocional que o diagnóstico do câncer representa pode desencadear reações de ajustamento, ansiedades, quadros afetivos e psicoses (Cantinelli ET al;2006, Cetro; Andreoli;Martins e Lourenço, 2001).

continuação amanhã......

Nenhum comentário:

Postar um comentário