sábado, 8 de agosto de 2009

A atuação do Psicólogo Hospitalar



Dentro do hospital o Psicólogo Hospitalar utiliza a Psicoterapia Breve e Focal. O psicólogo vai atuar no foco do problema atual, naquilo que está trazendo angústia e sofrimento, no que o paciente traz no momento para você, pois a nossa função dentro do hospital não é a de fazer terapia e sim de amenizar o sofrimento, direcionando sempre na relação paciente-família-equipe.

A abordagem utilizada deve ser aquela com a qual você se identifica, não há tempo para terapia. É realizada uma intervenção psicólogica, um suporte dado a quem está precisando, normalmente solicitado pela equipe ou família,tendo sempre sensibilidade, se colocando no lugar da pessoa, lembrando sempre que o contexto hospitalar muitas vezes despersonifica a pessoa.

Para este assunto abordado nesta postagem recomendo os livros "E a Psicologia entrou no hospital" e "Psicologia Hospitalar: Teoria e Prática".

Um comentário:

  1. mto legal essa sua citação sobre o papel do psicologo hospitalar e fico feliz poder esta deixando umn comentario, pois falar de vc é recordar os grandes momentos q vivemos na faculdade. sucesso e um grande bjo amiga

    ResponderExcluir