sábado, 10 de setembro de 2011

câncer colorretal




Para o paciente com câncer colorretal,acaba absorvendo várias questões com impacto no funcionamento de sua vida. Questões essas influenciadas desde diagnóstico do câncer e por questões psicológicas relacionadas às funções digestivas, trazendo sentimentos delicados como medos e ansiedades perante a nova e traumática experiência.

o paciente que necessitar da cirurgia para o uso de uma ostomia temporária ou definitiva, quase sempre pode ter sensações e pensamentos negativos diante desta situação delicada, sentindo-se assim fragilizado, implicando assim em uma perda de estrutura do corpo, podendo causar sofrimento físico e psíquico constando numa necessidade de um suporte clínico de componentes da equipe de saúde especializada e humanizada. Desse modo, o cuidado no acompanhamento do câncer colorretal é importante para assegurar o suporte emocional, promovendo qualidade de vida da pessoa. Pensa-se em qualidade de vida, pois pacientes que se submeteram à ostomização podem sofrer para reassumir a própria autoimagem, comprometendo assim a autoestima, o que traz, muitas vezes, complicações nas funções do dia-a-dia, entre elas a sexual. A bolsa de colostomia passa a fazer parte constante de suas vidas e pode ser uma fonte de sentimentos negativos. A alteração em relação à imagem corporal, decorrente da cicatrização ou pelo fato do reservatório ficar visível, pode gerar desconfortos e inseguranças de uma forma global.

Sentimentos de baixa estima e inferioridade só corroboram com os sintomas físicos para interferência negativa na qualidade de vida. Trabalhando para a reconstrução da autoestima e auto imagem melhorada o paciente pode conduzir-se a sentimentos de autoconfiança, valor, força, capacidade e suficiência. O paciente pode ficar vulnerável a problemas psicossociais, ansiedade e depressão, por exemplo, e o indicado para se adaptar melhor à cirurgia é que a pessoa tenha uma poderosa rede de apoio. Amigos, familiares, profissionais especializados e atendimentos psicológicos ou participação em grupos de apoio, sempre de forma compreensiva, promovendo o autocuidado, o manejo com essa nova situação e a aceitação de sua imagem corporal, podendo buscar novos significados para sua vida, retomar sentimentos agradáveis e trilhar um novo caminho, conseguindo superar os obstáculos.

http://www.clinionco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário